FOTO: PATRÍCIA FERREIRA 

DANÇA EMBALAIÊ BEBÉS

As aulas de dança embalaiê bebés têm como objetivo o desenvolvimento dos bebés nas diferentes fases em que se encontram ao longo dos primeiros 3 anos de vida, além do fortalecimento do vínculo do bebé com seus familiares e da socialização e troca de informações dos pais e cuidadores presentes. 

Essas aulas irão acompanhar as diferentes etapas (psico)motoras do bebé, desde o rolar, o rastejar, o sentar, o gatinhar.... e finalmente o andar. 

É uma aula que divide-se em dois níveis:

Nível 1 - do rolar ao gatinhar

A estrutura destas aulas é muito parecida com as aulas de Dança para Mães e Bebés de Colo, sendo que nestas, o foco não é na recuperação pós-parto da mãe, podendo inclusive ser feita por outro cuidador de referência da criança (como o pai ou outro). Nestas aulas, a roda inicial também terá lugar a troca de experiências, e a conversas sobre o desenvolvimento dos bebés, dos cuidados corporais, da motricidade livre, entre outros que poderão surgir livremente por parte dos cuidadores, tudo isso com os olhos bem atentos ao bebé que se move livremente pela sala (a rolar,, rastejar ou gatinhar)..  Seguimos com a aula de dança propriamente dita, e neste momento, os bebés serão "convidados" a virem ao colo (de preferência no sling ou outro carregador adequado).  São aulas com aproximadamente 60 a 90 minutos de duração, dependendo da disponibilidade dos bebés e adultos presentes. 

nível 2 - bebés que andam

Após a aquisição da marcha autónoma, essas sessões centram-se especialmente no desenvolvimento global dos bebés (com grande ênfase no desenvolvimento psicomotor), que explorará o próprio corpo, o espaço, o rítmo, o outro, de forma livre e espontânea. 

Nesta fase, a dança acontece como uma grande brincadeira. 

São aulas com aproximadamente 30 a 45 minutos de duração, onde os bebés são acompanhados do cuidador de referência. 

embalaiê na creche

Todas as atividades do embalaiê podem ser feitas na creche, podendo ser feito com a presença dos pais ou como atividade curricular, realizada em pequenos grupos de 4 a 8 bebés por sessão de 30 minutos, tendo como objetivo a promoção do desenvolvimento psicomotor do bebé. 

Se quiser experimentar uma aula (online ou presencial) com seu bebé, fale connosco.