DANÇA EMBALAIÊ
GRÁVIDAS
O embalaiê tem um trabalho destinado às mães gestantes – , onde a dança é o instrumento utilizado no contato íntimo com o bebé que cresce e se desenvolve em seu ventre.
Durante a gravidez é necessário um reaprendizado consciente. Reaprender a usar os sentidos, a respirar, a perceber internamente o que é osso, músculo, articulação...; sentir a presença deste ser tão especial que cresce e se desenvolve dentro de si; perceber a ação da gravidade e da anti gravidade, observar a importância do centro do corpo e que todo movimento parte do centro do corpo (centro este, que está a crescer); reaprender a olhar-se, a olhar o outro e a tudo à nossa volta, conscientes do novo espaço que se ocupa, dos limites e das possibilidades corporais; reaprender a se expressar utilizando uma nova linguagem corporal.
Na aula serão trabalhados a respiração, o relaxamento através da visualização, buscando a consciência do corpo através do movimento e do toque, da massagem (mapeamento do corpo),
FOTO: PATRÍCIA FERREIRA
além da exploração dosmovimentos livres, potencializados pela vontade de exprimir todas as emoções que este momento único inspira, através da criatividade e da espontaneidade.
BENEFÍCIOS
Promoção do desenvolvimento intra uterino saudável
Promoção da vinculação entre mãe e bebé
Desenvolve a consciência corporal
Desenvolve a consciência espacial (novo espaço que o corpo ocupa)
Melhoria da postura e diminuição das dores lombares e diminuição das compensações posturais
Maior alongamento da musculatura
Fortalecimento da musculatura perineal (ajudando na preparação pré e pós parto)
Estimulação da circulação sanguínea (melhoria do retorno venoso e diminuição do inchaço e sensação de "pernas pesadas")
Promoção do relaxamento da mãe e do bebé
Aumento da auto estima, bem estar e felicidade, geradas pelo prazer de dançar com o seu bebé, enquando ele ainda está dentro do seu ventre.